Quase que podia ser como a outra história: “Aquele que nunca jogou ou nunca instalou um Angry Birds no seu telemóvel que atire a primeira pedra!”. Ou neste caso, que atire o primeiro pássaro.
A Rovio, empresa finlandesa que criou o jogo Angry Birds, apresentou os resultados financeiros do ano passado e a conclusão que fica é a de que os pássaros zangados são máquinas de fazer dinheiro. “Performance sólida em todas as áreas de negócio” é a frase que começa a nota de imprensa enviada pelo finlandeses. Além de transpirarem confiança e popularidade, a Rovio agora também transborda dinheiro. Ao todo foram 75,4 milhões de euros em receitas, dos quais 48 milhões são lucro (antes do pagamento de impostos). Uma das áreas que mais se destaca além do lucro gerado pelas aplicações em si, é a de Consumo de Produtos – através do merchandising do Angry Birds a empresa finlandesa arrecadou 22,6 milhões de euros.
“O forte crescimento no número de receitas demonstra a popularidade da marca Angry Birds”, referiu Mikael Hed, CEO da Rovio no comunicado. Hed declarou ainda que a empresa precisa de manter-se focada e criativa para poder continuar a entreter os milhares de fãs que se criaram. Durante 2011 a Rovio viu o número de empregados crescer até oito vezes, empregando agora 224 pessoas. Ao todo são mais de 200 os parceiros que trabalham com a marca finlandesa para levar a atividade de esmagar porcos um pouco a todo o mundo.
Para os resultados de 2011 contam os jogos Angry Birds, AB Seasons e AB Rio – o Angry Birds Space apenas foi lançado em 2012. O jogo que levou os pássaros até ao espaço gerou um crescimento estratosférico no número de downloads - se no final de 2011 os jogos tinham sido descarregados 648 milhões de vezes, na segunda semana de maio de 2012 o sucesso finlandês atingiu a marca dos mil milhões de downloads.
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