Frase do dia

05/09/2022

[Física] Ondas eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas são ondas formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia. 

James Clerk Maxwell, físico escocês, ficou conhecido por desenvolver o trabalho mais notável na área do eletromagnetismo no século XIX. Maxwell se apoiou nas leis experimentais que foram descobertas pelos célebres cientistas Coulomb, Ampère, Faraday e deu a essas teorias uma nova visão, estruturando um conjunto de equações que resume todos os conhecimentos sobre o eletromagnetismo, as quais ficaram conhecidas como equações de Maxwell.


Além de descrever o comportamento do campo elétrico e do campo magnético, as equações de Maxwell possibilitaram a previsão da existência das ondas eletromagnéticas, as quais são muito conhecidas e empregadas na ciência e na tecnologia. São ondas eletromagnéticas: as ondas de rádio, as microondas, a radiação infravermelha, os raios X e raios gama e a luz visível ao olho humano.




22/04/2022

[Curiosidades] Por que a data da Páscoa é móvel?

A data da Páscoa é móvel e muda todos os anos; e, em função dela são definidas as outras datas móveis do Calendário. 


Os judeus celebravam a Páscoa segundo o que prescreve o livro do Êxodo, no capítulo 12, no dia 14 do mês de Nissan. Era a celebração da libertação da escravidão do Egito para a liberdade da Terra Prometida por Deus a Abraão. 


A Igreja Católica celebra a Páscoa Cristã, Ressurreição de Cristo, acompanhando de certa foram a data Páscoa judaica. Mas o calendário judeu era baseado na Lua, então a data da Páscoa cristã passou a ser móvel no calendário cristão, assim como as demais datas referentes à Páscoa, tanto na Igreja Católica como nas Igrejas Protestantes e Igrejas Ortodoxas. 


Concílio de Nicéia
O primeiro Concilio geral da Igreja, o de Nicéia, no ano 325, determinou que a Páscoa cristã seria celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio da primavera do hemisfério Norte (21 de março); podendo ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril. 


Na astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita, vista da Terra, cruza o plano do equador celeste. Os equinócios acontecem em março e setembro, e são as duas ocasiões em que o dia e a noite têm duração igual. No hemisfério norte o equinócio da primavera ocorre no dia 20 de março, e o equinócio de outono ocorre no dia 23 de setembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. No hemisfério sul é o contrário, o equinócio da primavera ocorre no dia 23 de setembro, e o equinócio de outono ocorre no 20 de março. 

Datas móveis (de 2010 a 2025)
A Páscoa é assim um feriado móvel e que serve de referência para outras datas. As datas móveis que dependem da Páscoa são: 

-  Terça-feira de Carnaval – quarenta e sete dias antes da Páscoa. 

- Quaresma – Inicia na Quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa). 

- Sexta-feira Santa – a sexta-feira imediatamente anterior Sábado da Solene Vigília Pascal – o sábado de véspera Pentecostes – o oitavo domingo após a Páscoa. 

- Corpus Christi ou Corpo de Deus – a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes

_____________
 Autor do texto: Prof. Felipe Aquino (Blog Canção Nova)

28/03/2022

[Curiosidade] 39 Informações, curiosidades e fatos estranhos sobre a morte

Selecionei de diversos sites 39 informações, curiosidades e fatos estranhos  sobre a morte. Escreva nos comentários quais deles você achou mais estranho. 


1. 102 pessoas morrem por minuto no mundo. Detalhe: a maioria são homens. 

2. Quando uma pessoa morre, o último sentido em fenecer é audição. O primeiro costuma ser a visão, seguido do paladar, o olfato e o tato.

3. O corpo demora meses para se decompor. Hoje em dia, porém, a decomposição é mais lenta devido aos conservantes contidos nos alimentos.

4. A cor negra é associada à morte e ao luto na cultura ocidental. Em alguns países do Oriente, a cor do luto é o branco. 

5. Na mitologia grega, a morte é personificada por Tânatos. Na psicanálise, Tânatos é a “pulsão da morte”, impulso inconsciente que busca a destruição e o fim total da vida. 

6. O deus grego do mundo inferior e dos mortos era Hades. Seu equivalente romano era Plutão. 

7. Os muçulmanos são normalmente enterrados sem caixão. O corpo é envolto em três peças de roupa (dois para as mulheres) e sepultado com a cabeça virada para Meca.

8. Embora não seja muito comum no Brasil, a cremação é uma prática funerária antiga e disseminada. Foi adotada por gregos, romanos e outros povos. Atualmente, é mais comum na Índia. 

9. A cremação é prática usual no budismo. Como em outras religiões, os budistas não estimulam o luto. Durante o velório, uma altar com uma imagem do Buda é montado. Há oferenda de flores e frutas, além de queima de incenso. Um monge recita sutras e conduz as bênçãos. Uma detalhe curioso: os budistas recomendam não chorar alto junto ao corpo para não perturbar o morto. 

10. A São Paulo do século XVIII costumava sepultar os mortos em suas igrejas. Eles eram enterrados sem caixão e em covas muito rasas. Aliás, eram tão rasas que não era incomum alguém pisar ou tropeçar nos ossos. O chão era de terra batida e era usado tanto para a sepultura quanto para a prece.
O Dia da Morte; pintura de William-Adolphe Bouguereau (1825-1905)
11. Se quiser ir para o espaço depois de morto, contrate a empresa norte-americana Celestis. Ela envia suas cinzas para dar uma voltas no vácuo por apenas U$ 995 a grama. Sete gramas é um pouco mais caro: U$ 5300. As cinzas irão para o espaço de carona em foguetes russos lançados no Cazaquistão.

12. Agora, se você deseja virar uma transparente e reluzente pedra preciosa depois de morto, contrate os serviços da suíça Algordanza. A empresa é especializada em transformar cinzas humanas em diamantes. Primeiro, a cinza vira carbono e depois, grafite. Submetido a uma temperatura de 1 700 ºC, o material vira diamante num período de quatro a seis semanas. Na natureza, o processo levaria milhões de anos.

13. A pena de morte ainda é praticada em cerca de 90 países. Estados Unidos, China, Arábia Saudita, Índia, Ruanda, Irã, Egito, Bielorrússia, Vietnã, Taiwan, Afeganistão, Jordânia são alguns desses países. Os campeões em número de prisioneiros executados são China, Estados Unidos e Irã. 

14. Apesar de serem largamente utilizadas no passado, as execuções por precipitação, empalação, retalhamento, fogueira e guilhotina não são mais utilizados nos dias atuais. A guilhotina, por exemplo, foi usada na França até o ano de 1981.

15. A morte por precipitação foi largamente utilizada na América pré-colombiana, principalmente em rituais de sacrifício. As vítimas eram jogados de um penhasco. Mas há casos recentes de execução por precipitação no Iraque e no Irã.

16. A execução por degola era comum em várias culturas. Uma delas é a mochica, um povo que viveu no atual território do Peru. Os mochicas praticavam a degola ritual. O condenado (geralmente um guerreiro) tinha a garganta cortada e o sangue recolhido em um recipiente e bebido pelos sacerdotes. 

17. A execução por “esmagamento por elefante” pode ser muito incomum e estranha, mas é pratica em países do Sudeste Asiático como Indonésia. Trata-se de uma execução bem simples: o réu tem a cabeça esmagada pela pata do elefante. Um brasileiro foi recentemente condenado a esse tipo de morte na Indonésia. 

18. Em se tratando de mortes bizarras, veja essas estatísticas: 100 pessoas morrem por ano engasgadas com lápis, 200 morrem afogadas em banheiras e outras 200 atingidas por raios. Detalhe: essas estatísticas são de mortes ocorridas nos Estados Unidos. 

A Lição de Anatomia do Dr. Tulp. Rembrandt, 1632.19. Uma das mortes mais bizarras de que se tem notícia foi a de um sujeito que não se sabe de onde é e muito menos o nome. A única certeza é que, bêbado, ele tentou entrar em casa pela janela da cozinha e acabou ficando preso. Na tentativa desesperada de se soltar, abriu a torneira da pia e morreu afogado. Na pia.

20. Outra morte bem bizarra foi a do norte-americano Ismael, 25 anos. Ele perdeu o controle do veículo que dirigia, bateu num poste e tentou se livrar dos fios que obstruíam a porta... com uma tesoura! Ismael morreu eletrocutado. 

21. A morte de Tamar não foi menos bizarra. Ela simplesmente soltou o cinto de segurança e ficou em pé em uma das mais temidas montanhas-russas do mundo. O trenzinho disparou e Tamar ficou para trás... quer dizer, foi para o chão. 

22. E o que dizer do sujeito que foi encontrado morto com ferimentos de faca na porta de casa? Aconteceu no Reino Unido. Ele comprou uma jaqueta nova, perguntou para a esposa se ela seria à prova de facas e... foi achado morto. Tudo indica que a jaqueta não era à prova de facas. 

23. O que você quer ser quando morrer? Há várias opções,
uma delas é peça de museu. Criador da plastinação (uma técnica que substitui os líquidos do corpo por uma resina que o preserva por até 10 mil anos), o anatomista alemão Gunther von Hagens usa os cadáveres, não como obras de arte, mas para ensinar anatomia. Exibidos em museus de todo o mundo, inclusive no Brasil, eles já atraíram 12 milhões de curiosos. 



24. E que tal usar seu corpo para pesquisa ou ensino? Quase todas as universidades e faculdades de medicina aceitam a doação. Você pode seguir o exemplo de uma paulistana vítima de atropelamento. Em seu testamento, ela pediu que seu corpo fosse doado para pesquisa, desejo que foi realizado sem questionamentos dos familiares. 

25. Muitos brasileiros já manifestaram o desejo de, depois de mortos, doar seus corpos. Se depender deles, não faltarão cadáveres no mercado. Mas nem sempre foi assim. Corpos estiveram em falta. Sem seus objetos de estudo, muitos anatomistas e aproveitadores apelaram roubando cadáveres de cemitérios. Para "descansarem em paz", as pessoas chegavam a ser sepultadas dentro de dois ou três caixões em túmulos de ferro. O cúmulo do absurdo aconteceu na Inglaterra do século XIX, quando dois sujeitos passaram a cometer crimes em série apenas para vender os cadáveres para anatomistas. 

26. Se não quiser "passar a eternidade" em um laboratório, você pode... digo, seu corpo pode ir para uma pista de testes de automóveis. Lá os cadáveres são atropelados, jogados sobre automóveis em movimento e colocados em carros prestes a bater em alta velocidade. Tudo para garantir a segurança dos automóveis. Segundo os engenheiros da Universidade Estadual de Wayne, Michigan, que conduz as pesquisas, 147 vidas são salvas para cada cadáver utilizado no aperfeiçoamentos dos airbags

27. Outra opção não menos estranha: usar o corpo para testar a eficiência de coletes a provas de balas. Algumas instituições utilizam cadáveres humanos para pesquisar o impacto de balas no corpo e para criar mecanismos que não só ajudam a proteger vidas, como a matar.

28. Por último, você pode muito bem ser um "morto abandonado". A causa é aparentemente nobre. Pesquisadores forenses abandonam cadáveres dentro de automóveis, encostados em pedras e deitados na grama só para vê-los apodrecer. Eles querem entender quanto tempo um corpo demora para se decompor, como ocorre o processo de decomposição e quais os estágios dos insetos que se alimentam dele. Dessa forma, pretendem ajudar na solução de crimes. 

29. A morte do compositor russo Tchaikovsky ocorreu em circunstâncias bastante misteriosas. Acreditava-se ele teria induzido a própria morte bebendo a água contaminada da cidade de São Petersburgo, que na época passava por uma epidemia de cólera. Mas, recentemente, pesquisadores reuniram provas de que o compositor tenha se suicidado por envenenamento. Outra hipótese ainda mais recente afirma que é possível que Tchaikovsky tenha sido assassinado. 

30. Embora muitos biógrafos discordem da verdadeira causa da morte da atriz Marilyn Monroe, acredita-se que ela tenha se suicidado ingerindo uma grande quantidade de álcool misturada com drogas. Antes de morrer, Marilyn passava por forte crise depressiva.

31. Yukio Mishima, escritor e dramaturgo nascido no Japão, matou-se praticando o haraquiri, uma espécie de suicídio ritualístico japonês. No haraquiri (ou seppuku), após cravar uma espada no abdômen, o suicida é imediatamente decapitado por uma segunda pessoa. Dessa forma, não há como o suicida sobreviver.

32. Passados 11 anos de sua morte, descobriu-se que a cabeça do compositor Haydn havia desaparecido. O crânio de Haydn só foi encontrado 86 anos depois de seu falecimento.

33. O túmulo do ex-líder do grupo de rock The Doors, Jim
Morrison, é, até hoje, um dos mais visitados do cemitério Pere-Lachaise, de Paris. Os milhares de fãs que o visitam todos os anos costumam depositar flores, cartas e até uísque na sepultura. Por conta disso, a administração do cemitério ameaçou várias vezes despejar Jim Morrison do local. 

34. O túmulo do cantor Elvis Presley é um dos mais visitados do mundo. No aniversário de sua morte, milhares de fãs acorrem à mansão onde Elvis viveu para prestar homenagens ao Rei do Rock. O local é preservado como um santuário. A devoção chegou a tal ponto que alguns acreditam que esteja surgindo uma nova religião com Elvis Presley como objeto de culto. 

35. Centenas de pessoas costumam se reunir no Central Park, em Nova York, para lembrar a morte do músico John Lennon. O encontro sempre ocorre no início de dezembro, em frente ao prédio onde Lennon foi assassinado. Os fãs depositam flores, acendem velas e cantam os maiores sucessos do cantor. Detalhe: Lennon foi morto por um fã. 

36. O funeral de Victor Hugo foi um dos mais impressionantes que a França já viu. O corpo foi velado sob o Arco do Triunfo e o cortejo acompanhado por mais de um milhão de pessoas. O panteão dos heróis da França foi reaberto para receber os restos mortais do escritor que na época era considerado um herói nacional.

37. O Brasil inteiro se comoveu com o súbito falecimento da cantora Carmen Miranda. O velório e o enterro foram acompanhados por cerca de 500 mil pessoas. Enquanto chorava e lamentava a morte de Carmen, o povo cantava na surdina os principais sucessos da cantora. A multidão era tamanha que, passado o enterro, 75 sepulturas do cemitério ficaram danificadas. 

38. Atendendo ao desejo do compositor, o corpo de Chopin foi enterrado na França com terra polonesa e seu coração enviado para Varsóvia. Chopin nasceu no interior da Polônia, terra que amava tanto quanto a França, onde viveu grande parte de sua vida.

39. Você sabe o que significa Post mortem Photos? É o hábito de fotografar os mortos no caixão. Os familiares costumavam guardas as fotos de lembrança. A prática foi muito comum na Europa do século XIX e, até recentemente, no Nordeste brasileiro.








[Química] O metal mais caro e precioso do mundo

O Califórnio (ou Californium) é um elemento químico metálico radioativo com o símbolo Cf e número atômico 98.

O Califórnio foi produzido pela primeira vez por Stanley G. Thompson, Glenn T. Seaborg, Kenneth Street, Jr. e Albert Ghiorso trabalhando na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1950. 

Eles bombardearam átomos de cúrio-242 com íons de hélio utilizando um dispositivo conhecido como um cíclotron. Isto produziu átomos de califórnio-245, um isótopo com uma meia-vida de cerca de 45 minutos, e um nêutron livre:




Usos e Aplicações do Califórnio

Califórnio-252, um isótopo com uma meia-vida de cerca de 2,6 anos, é uma forte fonte de nêutrons. Um micrograma (0,000001 gramas) de Califórnio-252 produz 170 milhões nêutrons por minuto. Ele está sendo utilizado como uma fonte de nêutrons para identificar os minérios de ouro e de prata através de uma técnica conhecida como ativação nêutrons. Também está sendo usado em dispositivos conhecidos como medidores de umidade nêutrons que são utilizados para encontrar água e das camadas petrolíferas em poços de petróleo.


Compostos de Califórnio

Alguns compostos de califórnio foram produzidos e estudados. Eles incluem: Óxido de Califórnio (CfO3), Tricloreto de Califórnio (CfCl3) e o Oxicloreto de Califórnio (CfOCl).

Isótopo mais estável de Califórnio, o Califórnio-251, tem uma meia vida de cerca de 898 anos. E decai em cúrio-247 através de desintegração alfa ou decaimento por fissão espontânea.


Preço do Califórnio

É o metal mais caro que pode ser comprado, custando aproximadamente 2 bilhões de reais o quilo.


Ocorrência


Quantidades muito diminutas de califórnio foram encontrados na Terra devido a reações de captura de nêutrons e decaimento beta em depósitos com altas concentrações de urânio. Traços de califórnio podem ser encontrados perto de instalações que usam o elemento em prospecção mineral e em tratamentos médicos. O elemento é bastante insolúvel em água, mas ele adere bem ao solo comum, e concentrações do mesmo no solo podem ser 500 vezes maior do que na água em torno das partículas do solo.

 Ensaios nucleares atmosféricos antes de 1980 contribuiu com uma pequena quantidade de califórnio no ambiente. Isótopos com números de massa 249, 252, 253 e 254 foram observados em amostras de pó radioativo recolhidas a partir do ar depois de uma explosão nuclear.


Produção de Califórnio

Califórnio é produzido em reatores nucleares e aceleradores de partículas.






Características Químicas e Físicas



26/03/2022

[Informática] Os 10 sites mais antigos da Internet

Interface do site
symbolics.com em 1985.



Esta é a lista dos 10 primeiros sites da Internet e suas respectivas datas que entraram em funcionamento:
. symbolics.com(15/03/1985):



. bbn.com (24/04/1985):



. berkeley.edu (24/04/1985):



. purdue.edu (24/04/1985):




. ucla.edu (24/04/1985):




. mit.edu (23/05/1985):




. think.com (24/05/1985):

(site não acessível)



. harvard.edu (27/06/1985):




. columbia.edu (05/07/1985):



10º. mitre.org (10/07/85):




Fonte: TG Daily.

[Poema] A Ideia


De onde ela vem?! De que matéria bruta
Vem essa luz que sobre as nebulosas
Cai de incógnitas criptas misteriosas
Como as estalactites duma gruta?!

Vem da psicogenética e alta luta
Do feixe de moléculas nervosas,
Que, em desintegrações maravilhosas,
Delibera, e depois, quer e executa!

Vem do encéfalo absconso que a constringe,
Chega em seguida às cordas do laringe,
Tísica, tênue, mínima, raquítica...

Quebra a força centrípeta que a amarra,
Mas, de repente, e quase morta, esbarra
No molambo da língua paralítica!

(Augusto dos Anjos) 

[Curiosidade] Por que a água do mar é salgada?

Com mais de 70% da superfície da Terra coberta por água, é um paradoxo pensar que a escassez deste elemento já é realidade em muitas partes do Planeta. É que somente uma pequena parcela é formada por água doce. Enquanto não existe uma forma barata de tornar potável a água do mar, é bom saber que ele só é salgado porque os oceanos são o ponto final do ciclo da água em nosso planeta.

Ciclo da água em nosso planeta:

1. No nosso planeta, 84% do total da água evaporada em direção à atmosfera sai dos oceanos. No entanto, por causa da ação dos ventos, apenas 77% do total de água que retorna à superfície em forma de chuva cai sobre esses mesmos oceanos;

2. Com os rios, a proporção é diferente: eles contribuem com 16% da água evaporada no planeta, mas recebem 23% das chuvas. Ou seja, os rios recebem mais água do que perdem, exatamente o contrário do que ocorre nos oceanos. Para manter o sistema em equilíbrio, os rios correm para o mar;

3. Quando percorrem os continentes, as águas dos rios carregam íons, átomos ou conjunto de átomos com grande potencial para se ligarem com outros íons de cloro e de sódio. Esses íons são liberados das rochas nos leitos dos rios e se unem formando o cloreto de sódio, o sal de cozinha, que é levado junto com a água dos rios até o mar;

4. Como o sal não evapora com a água, toda essa substância carregada pelos rios do planeta vai se acumulando nos mares. A repetição desse processo ao longo de centenas de milhões de anos de formação da Terra aumentou a concentração do cloreto de sódio nos oceanos (e outros sais), tornando-os salgados como são hoje em dia.



Ao mesmo tempo, vulcões submersos foram lançando elementos químicos na água, contribuindo para o aumento da salinidade. Esses fenômenos ocorrem até hoje. Estima-se que os oceanos recebam anualmente 2,5 milhões de toneladas de sais variados. 

Os mares não ficam mais salgados a cada ano porque eles também perdem sal. Moluscos, crustáceos, estrelas do mar, ouriços e tartarugas, entre outros animais marinhos, utilizam o sódio e o cálcio diluídos na água para construir suas conchas e carapaças. É por isso que a salinidade média de mares e oceanos ao redor do mundo mantém-se mais ou menos estabilizada em 3,5% - ou seja, 3,5 gramas de sais (principalmente cloro e sódio) para cada litro de água. 

Apenas no mar Morto, lago de água salgada do Oriente Médio, a salinidade chega a 35% - e por esse motivo é mais fácil flutuar em suas águas.




25/03/2022

[Curiosidades] Pessoas, animais e mundo



Jeanne Calment, que faleceu com 122 anos, é a pessoa mais velha de sempre para a qual existem dados que confirmem a idade. 

 



O isqueiro foi inventado antes que os palitos de fósforo.



 

A maior palavra da língua portuguesa é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, com 46 letras. 





A barata pode viver até nove dias sem a cabeça.






Os gatos não são capazes de identificar sabores doces por falta de receptores desse tipo em sua língua.





Na Antártica já foram registradas temperaturas inferiores a -89° Celsius.

 




O gambá pode se induzir ao estado de coma quando se sente ameaçado.



 

A expressão "lágrimas de crocodilo" vem do fato de os crocodilos lacrimejarem quando comem as presas.





A palavra Abracadabra é considerada a expressão mais pronunciada universalmente sem tradução em diversos idiomas.





A mais jovem mãe do mundo foi Lina Medina, uma peruana que teve um filho aos quatro anos de idade.


 



A cadeira elétrica foi inventada por um dentista.
 





O símbolo químico do Mercúrio - Hg vem do latim "hydrargyrum", que significa prata líquida.





O frango Mike viveu um ano e meio decapitado.


Ver também