Com mais de 70% da superfície da Terra coberta por água, é um paradoxo pensar que a escassez deste elemento já é realidade em muitas partes do Planeta. É que somente uma pequena parcela é formada por água doce. Enquanto não existe uma forma barata de tornar potável a água do mar, é bom saber que ele só é salgado porque os oceanos são o ponto final do ciclo da água em nosso planeta.
Ciclo da água em nosso planeta:
1. No nosso planeta, 84% do total da água evaporada em direção à atmosfera sai dos oceanos. No entanto, por causa da ação dos ventos, apenas 77% do total de água que retorna à superfície em forma de chuva cai sobre esses mesmos oceanos;
2. Com os rios, a proporção é diferente: eles contribuem com 16% da água evaporada no planeta, mas recebem 23% das chuvas. Ou seja, os rios recebem mais água do que perdem, exatamente o contrário do que ocorre nos oceanos. Para manter o sistema em equilíbrio, os rios correm para o mar;
3. Quando percorrem os continentes, as águas dos rios carregam íons, átomos ou conjunto de átomos com grande potencial para se ligarem com outros íons de cloro e de sódio. Esses íons são liberados das rochas nos leitos dos rios e se unem formando o cloreto de sódio, o sal de cozinha, que é levado junto com a água dos rios até o mar;
4. Como o sal não evapora com a água, toda essa substância carregada pelos rios do planeta vai se acumulando nos mares. A repetição desse processo ao longo de centenas de milhões de anos de formação da Terra aumentou a concentração do cloreto de sódio nos oceanos (e outros sais), tornando-os salgados como são hoje em dia.
Ao mesmo tempo, vulcões submersos foram lançando elementos químicos na água, contribuindo para o aumento da salinidade. Esses fenômenos ocorrem até hoje. Estima-se que os oceanos recebam anualmente 2,5 milhões de toneladas de sais variados.
Os mares não ficam mais salgados a cada ano porque eles também perdem sal. Moluscos, crustáceos, estrelas do mar, ouriços e tartarugas, entre outros animais marinhos, utilizam o sódio e o cálcio diluídos na água para construir suas conchas e carapaças. É por isso que a salinidade média de mares e oceanos ao redor do mundo mantém-se mais ou menos estabilizada em 3,5% - ou seja, 3,5 gramas de sais (principalmente cloro e sódio) para cada litro de água.
Apenas no mar Morto, lago de água salgada do Oriente Médio, a salinidade chega a 35% - e por esse motivo é mais fácil flutuar em suas águas.
Em sal nos conservamos, em sal nos soterramos.
ResponderExcluir(Um bom post!
Abraço
Obrigado AC!!!
ResponderExcluirBom dia. Desejo um ótimo sábado com muita paz e saúde. Parabéns pelo seu excelente trabalho meu querido amigo. Espero um dia conhecer muitos dos meus amigos Bloggers. Meu querido amigo você já foi em Vila Velha? Vi na TV e fiquei apaixonado pelo lugar. Se desejar te passo meu zap.
ResponderExcluirObrigado Luiz, tenha uma ótima semana! A Vila Velha é um lugar maravilhoso! Faz muito tempo que vou lá, vale muito a pena visitar, você compra um pacote completo que tem direito a visita da Vila Velha, Lagoa Dourada e Furnas.
Excluir