Frase do dia

31/01/2020

[Curiosidades] Fatos interessantes sobre o ilusionismo

Encantando espectadores há mais de 3 mil anos, os profissionais da arte da ilusão  têm uma data especial dedicada a eles: 31 de janeiro. 

1. O Dia Mundial do Mágico (ou Ilusionista) é uma homenagem a São João Bosco, santo italiano e padroeiro dos mágicos, que utilizava seus truques e outras formas de entretenimento na infância para ajudar sua família. 



2. A apresentação de mágica mais antiga está registrada num papiro egípcio escrito por volta de 2000 a.C e nele está a história de Dedi, um mágico que se apresentava diante da corte do faraó Kéops.



3. No mundo dos mágicos, o truque de pegar uma bala no ar é considerado um dos mais perigosos e letais de todos. Isso porque já morreram vários ilusionistas tentando realizar a ação e alguns mataram ou feriram seus assistentes. Entre os profissionais vítimas do próprio truque estão Madame Delinsky, Arnold Buck, Adam Epstein, Chung Lin Soo, Ralf Bialla, Michael Hatal e Bosco Blumenfield.


4. Um dos primeiros mágicos portadores de deficiência é Matthias Buchinger, que nasceu sem os braços e as pernas e mesmo assim fazia truques incríveis.





5. O mágico Leonardo Montano fazia shows em cassinos de Las Vegas (EUA) sob o nome artístico de Val Valentino quando foi descoberto pela Fox, em 1996. 
A rede norte-americana procurava alguém para protagonizar um especial chamado “Quebrando o Código dos Mágicos”, no qual seriam revelados os segredos de diversos truques de magia, e ele aceitou a proposta. O programa foi ao ar em novembro de 1997, e lançou o “Mágico Mascarado” ao estrelato graças a uma audiência de 24 milhões de pessoas (a maior alcançada por um show não-esportivo na televisão americana). Mas na mesma proporção que conquistou admiradores, Montano fez também inimigos. Mágicos ao redor do país começaram a exigir que o canal parasse de transmitir a série, e baniram o ilusionista de todas as associações de mágicos. A última versão, em que é revelada a identidade do mascarado, foi exibida nos EUA no final de 1998. No Brasil, o Fantástico exibiu o especial durante o ano de 1999. O apelido “Mister M”, aliás, foi uma invenção do chefe de redação Geneton Moraes Neto.


6. O mágico mais rápido do mundo é Eldon D. Wigton. Ele conseguiu a façanha de realizar 225 truques em apenas 2 minutos em 21 de abril de 1991.




7. O ilusionista que mais quebrou recordes do mundo foi David Blaine. Em um dos truques, o mágico passou 63 horas, 42 minutos e 15 segundos preso em um bloco de gelo. Também já ficou em uma caixa transparente por 44 dias; pendurado de cabeça para baixo por 60 horas e com a respiração presa por 17 minutos.


8. O primeiro mágico vivo a receber uma estrela na calçada da fama nos Estados Unidos foi David Copperfield. Já Harry Houdini só recebeu a dele anos após a sua morte. Os ilusionistas Penn e Teller também receberam uma estrela em 2013, e o prêmio foi entregue pelo próprio David Copperfield.


9. Existe uma sociedade secreta cujos membros são todos mágicos, ela tem mais de 15.000 membros distribuídos em 80 países e se chama International Brotherhood of Magicians (Irmandade de Mágicos Internacionais).


10. O ilusionismo teve como primeiro modelo o grande mágico francês Jean Eugène Robert-Houdin (1874-1926), considerado o “Rei das Fugas”. Suas mágicas se baseavam em trancar-se em baús ou enormes caixas, inclusive imerso na água e em alguns segundos aparecer tranquilamente do lado de fora. Graças a ele, a mágica deixou de ser apresentada por charlatões e artistas de rua, para tornar-se uma arte teatral de grande prestígio.

_____
Fonte: Globo.com, Peixe Urbano, Guia dos curiosos - UOL e MAGICANDO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ver também