1) Estabeleça uma rotina na alimentação.
2) Não esqueça de manter adequada a ingestão de água (cerca e 2 litros/dia) para uma boa hidratação do corpo e um bom funcionamento intestinal.
3) Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
4) Faça as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches intermediários por dia. Não pule as refeições.
5) Coma em intervalos regulares: O ideal é fazer uma refeição a cada três horas. Se isso não for possível, estabeleça intervalos de no máximo 4 horas entre as refeições.
6) Abuse das saladas (folhas e legumes).
7) Prefira assados, grelhados e cozidos ao invés de frituras e empanados.
8) Use açúcar com moderação. Uma dieta rica em açúcar fornece muitas calorias, poucos nutrientes e podem contribuir para a formação de cárie dental, ganho de peso e outras doenças.
9) Escolha uma dieta pobre em gorduras saturadas e colesterol evitando óleos, frituras, manteiga, banha, carne de porco, carnes gordas, pele do frango, queijos amarelos e leite integral. As gorduras fornecem mais que o dobro de calorias quando comparada com outros alimentos. Uma dieta pobre em gordura irá ajudá-lo a manter um peso saudável.
10) Substitua o sorvete cremoso por picolé de frutas.
11) Abuse das frutas, que são uma boa opção durante o intervalo das refeições principais, pois fornecem mais vitaminas e minerais.
12) Dê preferência ao óleo de girassol ou de canola e, para o tempero de saladas, utilize azeite de oliva extravirgem.
13) Inclua na alimentação diária alimentos ricos em fibras, como milho, aveia, feijão e outras leguminosas (ervilha, lentilha, grão de bico), palmito, ameixa seca, frutas na forma natural, verduras e legumes.
14) Use sal com moderação para ajudar a diminuir os riscos de pressão alta e retenção hídrica.
15) Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros (ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.
16) Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
17) Evitar alimentar-se em locais que não apresentam boas condições de higiene.
18) Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência dos alimentos.
19) Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.
20) Torne sua vida mais saudável não apenas na alimentação: pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
________
Fonte do texto e mais dicas de saúde alimentar: Albert Einstein (Sociedade Beneficente), Grupo Natural da Terra e saude.com.br.