domingo, 13 de abril de 2014

[Curiosidade] Cidades abandonadas

O crescimento acelerado das cidades e a migração em massa resultaram em lugares que foram sendo abandonados com o tempo. A maioria desses lugares se tornaram fantasmas e assustadores devido às situações precárias em que eles se encontram. O site Arquitetura Sustentável selecionou alguns desses lugares, mostrando como eles se encontram nos dias de hoje.

Sanzhi Pod City, Taiwan
A cidade foi criada na década de 1970 para ser uma colônia de fêrias para pessoas ricas. Mas a vila de aspecto futurista foi abandonada ainda durante sua construção, devido a acidentes e falta de investimento. Os edifícios continuam lá, assim como os rumores de que os fantasmas mortos na construção também.

Hashima Island, Japão
A ilha foi construída ao redor de um depósito de carvão para abrigar seus trabalhadores. A partir da década de 1960, o petróleo tomou o lugar do carvão no comércio mundial, muitos trabalhadores foram demitidos e a cidade começou a perder seu propósito. Hoje, abandonada, serve como ponto turístico.

Fordlândia, Brasil
A área de aproximadamente 15 mil quilômetros quadrados em meio à Floresta Amazônica foi adquirida em 1927 pelo empresário americano Henry Ford. Sua intenção era criar uma pequena cidade para abrigar o comércio de látex, abundante na região e fundamental para a fabricação de pneus. O empreendimento fracassou e a cidade foi deixada para trás.

Oradour-sur-Glane, França
A aldeia francesa foi completamente destruída durante um bombardeio em 1944. Seus 642 habitantes foram mortos pela Waffen-SS, a tropa de elite nazista, e apenas uma única sobrevivente restou para contar a história. Hoje, é um museu da Segunda Guerra Mundial.

Copehill Down, Inglaterra
A pequena cidade foi construída para servir como cenário para treinamentos militares de combates em áreas urbanas. Depois que parou de ser usada pelo exército britânico, foi abandonada.

Belchite, Espanha 
Durante a década de 20, Belchite era considerada uma cidade em crescimento e cheia de serviços. Contudo, como consequência da Batalha de Belchite, durante a Guerra Civil Espanhola, a cidade foi completamente destruída. Ao invés de uma reconstrução, a cidade foi mantida em ruínas como memorial de batalha.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...