Frase do dia

27/12/2013

[Ciência] O cheiro do universo

O odor do Cosmos é parecido com o de uma corrida de carros: lembra uma mistura dos cheiros de metal quente, óleo diesel queimado e fumaça de churrasqueira. Esse aroma é causado por compostos químicos conhecidos como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, liberados pelas violentas combustões que ocorrem quando uma estrela morre.

Esses hidrocarbonetos estão espalhados por todo o Universo - em partículas sólidas, condensadas em grãos de poeira ou em grãos de gelo. Mas como um astronauta conseguiu "cheirar" o Universo, se não pode tirar o capacete? Na verdade, a conclusão veio da análise de partículas que grudaram na roupa quando os astronautas retornavam à nave ou à estação espacial após um "passeio" do lado de fora. Em um ambiente com oxigênio, é possível sentir essa molécula interestelar.

Assim, de uma maneira geral, o nosso sistema solar é particularmente "picante", porque é rico em carbono e pobre em oxigênio. Estrelas ricas em oxigênio, no entanto, têm aromas que lembram uma churrasqueira. Depois de deixar a nossa galáxia, o cheiro pode ficar muito interessante. Nuvens moleculares repletas de minúsculas partículas de poeira sediam uma verdadeira miscelânea de odores, desde aromas doces até cheiro de ovo podre, vindo do enxofre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ver também