Frase do dia

09/06/2013

[Curiosidade] Formigas se suicidam em espiral da morte

A grande maioria das formigas usam a visão para caminhar, mas algumas espécies são completamente cegas, sendo possível desorientá-las marcando percursos, fazendo-as andarem até a morte por exaustão.

Este sistema é conhecido como ‘a fábrica de formigas’ e é uma das mais estranhas expressões da natureza. Este tipo de formiga anda usando trilhas de feromônios deixados por outras formigas da mesma espécie. No entanto, caso um número suficiente de formigas perca o traço dessas substâncias, a formiga de trás segue a outra da frente em um efeito cascata, formando um enorme espiral de formigas.

Elas são incapazes de se libertarem quando chegam neste estágio pela falta da visão e marcham em um círculo até caírem mortas. É possível forçar este comportamento bizarro neutralizando os rastros de feromônio. Obviamente esta é uma atitude repudiada pelos cientistas, sendo considerada uma prática cruel.
É possível desviar as formigas de um local fechado, como um vaso de planta. Já foram registrados fenômenos como este na natureza, onde a espiral possuía vários metros de diâmetro.

Este tipo de formiga é encontrado em vários países da América do Sul, costumam caçar com um bando de 200.000 indivíduos, matando mais de 100.000 criaturas vivas todos os dias.
Entomologistas da Universidade Cornell Sean Brady se depararam com este fenômeno ao estudar várias espécies da América do Sul em uma expedição que começou em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ver também