Frase do dia

29/11/2007

[Fisica] A curiosidade da gata Laura explica um pouco do mundo quantico

Um dia a gata Laura, por curiosidade, resolveu entrar dentro de uma caixa preta que automaticamente foi fechada e que dentro dela havia algo muito perigoso: uma ampola contendo gás venenoso.


Inicialmente, por sua sorte, esta ampola estava fechada e não oferecia nenhum risco para ela. Porém, um dispositivo “soltador de moedas” foi acionado e soltou uma moeda. Se esta moeda caísse em cara, o “soltador de moedas” quebraria a ampola de veneno e ferindo mortalmente a gata. Caso a moeda caísse em coroa, a ampola continuaria fechada e os filhotes da Laura agradeceriam.


Logo que a moeda caiu, o mistério ficou no ar, pois agora não se sabe o que ouve lá dentro., pois acaixa está fechada. Gaspar, um dos gatinhos fica impaciente. Laura esta viva ou morta? O que se sabe é que há 50% de probabilidade da moeda ter caído do lado cara e 50% da moeda ter caído do lado coroa.

De acordo com a mecânica quântica, dentro da caixa existe apenas um sistema contendo um emaranhado de probabilidades de gata Laura viva e gata Laura morta.

Se a caixa for aberta, interferimos no sistema e este não será mais quântico e sim clássico, fazendo com que o resultado seja revelado.

Depois a caixa foi aberta e a gata Laura estava viva para a felicidade de seus três filhotes e de seus donos. Quem não gostou que a moeda deu coroa foi Norrana, inimiga n° 1 de gatos!


Um caso parecido foi relatado por um físico chamado Erwin Schrödinger, só que com um gato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ver também